Qual é a ligação do carro mais querido do mundo e o ditador mais odiado da história.
O carro mais vendido da história, o mais querido e o mais simpático que
já foi até tema de filmes. Não seria possível sua invenção sem o apoio
do ditador mais cruel e mais odiado que já existiu na história da
humanidade.
A história começou em 1932 quando o austríaco Ferdinand Porshe, apresentou a Adolph Hitler o
projeto de um carro, pequeno econômico e barato, já que a Alemanha
vivia na época uma profunda recessão econômica, onde a indústria era
voltada para a produção de carros luxuosos e para ricos.
A ideia encantou Adolph Hitler que tinha em mente a ideia de criar um automóvel popular que pudesse ser comprado por qualquer trabalhador alemão.
Era a política do “Volks Auto” ou “Volks Wagen” que significa “carro do povo”. Hitler nessa época acabara de assumir o poder e estava empenhado em modernizar o país e trazer desenvolvimento econômico para o povo.
Mas Hitler fez algumas exigências antes de apoiar o projeto do Fusca
- O carro deveria carregar dois adultos e três crianças (uma típica família alemã da época, e Hitler não queria separar as crianças de seus pais).
- Deveria alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h.
- O consumo de combustível, mesmo com a exigência acima, não deveria passar de 13 km/litro (devido a pouca disponibilidade de combustível).
- O motor que executasse essas tarefas deveria ser refrigerado a ar, pois muitos alemães não possuíam garagens com aquecimento, e se possível a diesel e na dianteira.
- O carro deveria ser capaz de carregar três soldados e uma metralhadora.
- O preço deveria ser menor do que mil marcos imperiais (o preço de uma motocicleta na época).
Após isto, grandes problemas teriam que ser resolvidos até a conclusão
do projeto do tão sonhado carro popular alemão, já que a verba que Hitler destinou ao projeto dificultou a conclusão do projeto.
Mas em 1937 o KdF-wagen,( fusca em alemão) finalmente foi lançado
publicamente numa sessão solene. Com a presença de representantes
nazistas e de classes trabalhadoras da época. Foi apresentado um plano
para aquisição do veículo, parecido com um consórcio.
Onde os interessados poderiam pagar a irrisória quantia de cinco marcos
por semana e somente teriam o seu veículo após completar todos os
pagamentos. Apesar de não saberem quando tomaria posse do veículo, 170
mil alemães aderiram ao programa.
Então em 1940 o primeiro fusca saiu da
linha de produção. Numa sessão solene, com uma forte presença da mídia
da época. O primeiro modelo era azul escuro.
Entretanto até 1944 apenas 640 modelos foram construídos e nenhum desses
modelos chegou as pessoas que aderiram ao plano de pagar apenas 5
marcos por semana. Todos os modelos foram distribuídos para a elite do
partido nazista.
Com a chegada da 2º Guerra mundial a produção do carro popular parou. Sendo que Hitler
encomendou que o fusca fosse adaptado para ser utilizado na guerra.
Então 55 mil “fuscas militares” foram criados para participar da guerra.
Mas as batalhas destruíram as 2/3 das instalações onde se fabricavam modelos de fusca.
Sua produção foi retomada pelos britânicos em 1945, e voltou a produzir o
fusca para uso civil, batizando os novos modelos como Volkswagen Sedan.
Em 1950 a autonomia da produção foi devolvida aos alemães.
Hitler perdeu
a guerra e cometeu suicídio, sendo que antes de se suicidar ele fugiu
de seus inimigos num modelo de fusca para não chamar atenção. Já o
Fusca, alcançou a incrível marca de 21, 5 milhões de modelos vendidos no
mundo, uma marca que jamais foi atingida por qualquer outro carro no
mundo.
Fonte: http://www.midiailluminati.com/2012/12/saiba-qual-e-relacao-de-adolph-hitler-e.html#ixzz2GLg241yl