Afasta de mim este cálice

0




"Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: "Sentem-se aqui enquanto vou orar".
Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado.
E lhes disse: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem".
Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora.
E dizia: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres"."
(Mc.14:32 a 36)
Muitas vezes, ocasiões da vida nos levam à angústia, ficamos como o salmista, no salmo 121, olhando para os montes e desesperamos pelo socorro, pois não vemos situações naturais para que este ocorra.
Jesus, porém, passou por uma situação diferente, ele se angustiou quando soube o que realmente ia acontecer com ele. O próprio Deus o mostrou e aquilo o deixou “profundamente triste, numa tristeza mortal.” Apesar dessa tristeza, ele não murmurou, não reclamou, apresentou a Deus a sua vontade, mas pediu que cumprisse o querer de Deus, mostrando sua confiança nEle.
O cálice que estava por ser derramado era o cálice da ira de Deus sobre a humanidade mas, para que fôssemos livres, Jesus, inocente, foi esmurrado, esbofeteado, chicoteado com lâminas de ferro nas pontas dos chicotes, cuspiram nele, levou o peso do madeiro, coroado com espinhos, humilhado, serviu por expiação por nossos pecados, para que tivéssemos acesso a Deus, por isso se apresentou como o “Cordeiro de Deus”, para que fôssemos livres do pecado, ou seja, Ele sofreu, para que não caísse sobre nós a taça da ira de Deus.
Entendo então o quão grave é a murmuração, a blasfêmia, quando abrimos a boca para “questionar Deus”, com nossa visão limitada. Quando se está distantes de Deus, não se pode compreendê-Lo, não há como confiar n’Ele plenamente, apenas quando nos entregamos verdadeiramente e pedimos, “seja feita a tua vontade”, podemos então desfrutar da intimidade de Deus, conhecer seus segredos e, ainda que não entendamos, podemos ser felizes porque cremos em Sua fidelidade.
Creio que Paulo entendeu também isso quando escreveu “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Romanos 8:31,32).
Quero lembrar que Paulo foi agredido, preso, apedrejado por seguir a Cristo, mas não abriu a boca para murmurar contra Deus, e sim louvou o Seu nome, entendendo que Deus “estava no controle” e que, se aquelas coisas haviam acontecido, era para que o nome do Senhor fosse glorificado.
Não importa a sua agústia, não importa o que tem passado, louve ao Senhor, odore a Deus, confie nele, abra teus olhos e tente observar as oportunidades que Deus está te dando, e que a saída Ele mesmo irá te proporcionar. A entrega de Jesus, “mas sim o que Tu queres”, o fez estar hoje assentado ao lado direito, à destra, do Pai (Hebreus 10:12), Deus tem um lugar maravilhoso para te colocar depois dessa “tormenta”.
Creia, confie, lembre-se que os covardes recuam, ficam para traz, então prossiga, persevere.
Ao Deus de Israel, seja honra, glória, louvor e adoração eternamente.

Marcadores

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR