Dinheiro, o excremento do diabo

0

Meus caros amigos, permitam-me divagar um pouco sobre este tema tão actual e ao mesmo tempo tão antigo, que tem o poder de desenhar ou redesenhar a história do povo e do mundo. Isto porque infelizmente está sempre envolvido tanto para o bem como para o mal. Tanto compra a vida como paga a morte.

Temos a cada dia que passa visto o dinheiro, que é uma coisa, a tornar-se num "deus". É comum entre nós acusarmos o capitalismo deste endeusamento, no entanto não sei se o será, pois temos consciência que ele se torna num obstáculo a uma vida recta e justa, portanto, nada de por as culpas nos outros. Na verdade o dinheiro não é algo de negativo, pois dinheiro é energia (dinâmica) e, nós necessitamos dessa energia para o nosso uso diário, nossas necessidades e conforto, saúde, educação etc. Só o adjectivo de negativo quando provem das grandes fortunas que, como todos sabem, tem sempre na sua génese, ou quase sempre, a exploração de algo ou de alguém. Este sim, é mau, pois mantém uma relação umbilical, de cupidez e de avareza, com quem o possui. Acaba por ser assim o combustível de uma relação mal crismada.

Não é necessário percorrer e citar as ideias marxistas, para saber que o dinheiro corrói as relações humanas, na medida que lhe atribui um valor ou um preço. O tal dinheiro fortuna, dificulta a noção de comunidade e compreensão da igualdade humana. Ou seja torna-nos sectários. É justamente por isso que a Bíblia está repleta de referencias ao vil metal. 30 dinheiros, venderam Cristo, é mais fácil entrar um camelo no buraco da agulha que um rico no reino dos céus, bem aventurados sejam os pobres pois é deles o reino dos céus, o famoso episódio de Zaqueu, Jesus expulsa os vendilhões do templo, etc, etc...

O dinheiro fortuna, faz perder a vergonha face à desigualdade. Cria monstros e mata. O dinheiro fortuna não nos conduz directamente à queda mas torna-se numa vertigem. Este dinheiro, desmaterializou-se, como se fosse um espírito, e reina sobre tudo e todos. Fazemos o possível e impossível para o ter em nosso poder, para o adorar. Assim passamos a coloca-lo à frente de todas as outras necessidades acabando por o tornar num deus fazendo de nós, pessoas, coisas. O poder do dinheiro, é um veneno social que está a minar o mundo e o levará à destruição se não o soubermos colocar no seu devido lugar.

Rui Coelho

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR