SODOMIA EXPOSTA: Em 3 anos, 1,8 mil denúncias de pedofilia chegaram ao Vaticano

0


Nos últimos três anos chegaram ao Vaticano 1,8 mil denúncias de casos de abusos sexuais contra menores praticadas por clérigos, a maioria cometida entre 1965 e 1985, informou nesta terça-feira o "promotor de Justiça" da Congregação para a Doutrina da Fé, Robert Oliver. O anúncio foi feito durante a apresentação do simpósio "Em direção à cura e à renovação" na Universidade Pontifícia Gregoriana, que tem como objetivo enfrentar o problema dos padres pedófilos.
O maior número de denúncias (800) foi feito em 2004. Oliver frisou que as acusações chegaram de todas as partes do mundo.
A congregação para a Doutrina da Fé, responsável por investigar estes delitos, enviou em 2011 a todas as conferências episcopais de todo o mundo um guia para enfrentar, de maneira "coordenada e eficaz", os casos de padres pedófilos.
O promotor disse que o guia recolhe as indicações do papa Bento XVI para enfrentar e fazer com que estes casos não voltem a ocorrer, entre elas "assistência às vítimas, proteção aos menores, formação completa nos seminários, apoio aos abusados e colaboração com a Justiça".
Oliver ressaltou que as autoridades religiosas têm que colaborar "obrigatoriamente" para elucidar os casos, pois a prática se constitui em um crime. O promotor acrescentou que, inclusive nos países onde esse aspecto não está regulado por leis específicas, "para a Igreja, continua sendo uma obrigação moral colaborar com as autoridades civis".
Durante o simpósio, foi anunciado a criação do Centro para a Proteção da Criança, com sede em Munique (Alemanha), por parte da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, da Universidade alemã de Ulm e da arquidiocese alemã de Munique.
No congresso, o cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, revelou que um total de 4 mil casos de abusos sexuais contra menores foram recebidos nos últimos dez anos e admitiu que a resposta da Igreja foi "inadequada".
Especialistas presentes no encontro disseram que ainda não existe um estudo em nível mundial, mas que só nos EUA estima-se que o número de crianças vítimas de abusos sexuais por clérigos chega a 100 mil. Há também há centenas de registros do crime em países como Irlanda, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Índia, Holanda, Filipinas e Suíça, entre outros países.
EFE EFE - Agencia EFE - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia EFE S/A.

FONTE:
http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/em-3-anos-18-mil-denuncias-de-pedofilia-chegaram-ao-vaticano,5a8b01f5f5bac310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR