Obama dá luz verde para Israel atacar as ligações militares entre Irã-Síria-Hezbollah

0

Obama aprova ação israelense depois que o Irã esquiva-se da diplomacia nuclear

O ataque aéreo sobre o complexo militar de  Jamraya  perto de Damasco quarta-feira, 30 de  janeiro , atribuído a Israel por fontes ocidentais foi o primeiro dos ataques israelenses ao compacto militar  Sírio-Hezbollah forjado  entre Bashar Assad e Nasrallah Hassan.
Essa era a real importância estratégica da operação, que teve lugar com a aprovação do presidente dos EUA, Barack Obama, Debka arquivo em seu relatório por  fontes militares.
Em todos os outros aspectos, foi um ataque cirúrgico em um alvo bem definido, comparável ao ataque de Israel em setembro de 2007 ao reator nuclear que a Coreia do Norte estava construindo em El Kabir, no norte da Síria. O objeto então foi para cortar o elo  sírio-iraniano-norte-coreano  nuclear antes que tomasse uma  forma física e começasse a transformar o plutônio para o programa nuclear iraniano.
Após a sua destruição, Teerã e Pyongyang decidiram colocar a Síria  de fora de seus planos nucleares, porque sua proximidade com Israel fizera qualquer instalação nuclear um alvo fácil.
A importância primordial do ataque do composto militar sírio, portanto, encontra-se em seus três objetivos:
1. O complexo Jamraya foi escolhido porque atende as agendas comuns militares da Síria, do Hezbollah e do Irã.
  Os bombardeiros atingiram três metas: a Síria com seus depósitos de  armas químicas e laboratórios; destruindo  um depósito de armas sofisticadas ao Irã que tinha enviado ao Hezbollah nos últimos dois anos - alguns dos quais, como os mísseis antia- éreos SA-17 , são chamadas de "mudanças do jogo" em um potencial conflito com Israel, e uma grande frota de caminhões que ali estavam para transportar as munições através da fronteira para o Líbano.

  Ameaças israelenses para destruir as armas até agora impediram a sua transferência.

Em um edifício separado em Jamraya, as forças do Hezbollah aprenderam a usar o novo hardware iraniano e manteve uma equipe de motoristas prontos para mover o arsenal para o Líbano.
Este edifício não foi atacado.
2. 
O ataque aéreo foi um movimento para interromper os esforços cooperativos militares de todos os três aliados na Síria e no Líbano;
3.
Israel deu seu primeiro passo para um conflito com a Síria.
Como já relatado primeiramente no último Debka-Net-Weekly de sexta-feira, a operação foi em frente com a luz verde do presidente Barack Obama, depois que ele foi informado sobre o plano da AMAN (Inteligência Militar israelense) sob o comandante, o major-general Aviv Kochavi que esteve na Casa Branca em 22 de janeiro.

Nossas fontes também informaram que outro emissário israelense, assessor de Segurança Nacional Yakov Amidror, visitou Moscou, ao mesmo tempo para avisar os líderes russos do ataque vindo a Síria.
Enquanto as autoridades russas fizeram objeções a Israel  em atacar a Síria, eles também omitiram a advertir o presidente Assad do que estava por vir e ele foi pego de surpresa.  Após o ataque, o presidente Vladimir Putin aconselhou o governante sírio para abster-se de agravar a situação militar com Israel.
A ação informou o  israelense sob  Jamraya , teve duas conseqüências principais de relevância futura:
a)  o consentimento do presidente Barack Obama para Israel e seu braço armado as  forças IDF de  ser o poder pró-ocidental o  primeiro a intervir na guerra da Síria, depois de mantê-los fora de envolvimento na revolta árabe furiosa ao redor de suas fronteiras para dois anos:
 b) As autoridades em Teerã advertem publicamente desde a semana passada que um ataque contra a Síria será considerado um ataque ao Irã, uma mensagem sem dúvida sublinhada por via diplomática a Washington. No entanto, após a realização do  ataque pelo governo de Israel que ficou impedido  por anos para ir   golpeando as instalações nucleares do Irã, Obama aprovou um ataque com o potencial para alargar  um confronto  militar israelo-iraniano militar importante.
Enquanto a importância de manter mísseis sofisticados e gáses venenosos nas mãos do Hezbollah não pode ser superestimada, Debka arquivo e  fontes em Washington e Teerã revelam que o que realmente empurra o presidente dos EUA em sua mudança de estratégia foi  a retirada do Irã das negociações secretas que ele mantinha em conjunto na tentativa  por uma solução diplomática para a questão nuclear iraniana.
Três novas mudanças de grande importância estratégica ocorreram esta semana.

Teerã informou a Agência Internacional de Energia Atômica em Viena que o novo,  e  de alta velocidade as  IR2m centrífugas que  estavam sendo instaladas em Natanz para expandir o enriquecimento de urânio de 20 por cento vai ter lugar na instalação de Fordo subterrânea.

  A carta iraniana foi enviada para a AIEA no dia seguinte em que  dois emissários israelenses visitaram Washington e Moscou.
O canal diplomático a Teerã foi simbolicamente fechado em Washington na semana passada pela renúncia de Gary Samore, coordenador do Presidente Obama para Armas de Destruição em Massa, Antiterrorismo e Controle de Armas.
Debka revela que foi Samore o  principal negociador nas negociações nucleares com o Irã  que falharam. Sua saída significa que ele não estão mais  vendo uma  maneira de freara  corrida do Irã por uma arma nuclear. Ele assumiu um compromisso como diretor executivo de pesquisa no Centro da Harvard Kennedy School Belfer.
Já o vice-presidente dos EUA Joe Biden, é o desenvolvimento da terceira chave. Perguntado neste sábado 2 de fevereiro, em Munique, quando Washington pode manter conversações diretas com Teerã, ele respondeu com desdém: "Quando a liderança iraniana, o líder supremo, mostrar seriedade."
Biden falou pela administração Obama, quando ele sugeriu que Khamenei não leva a sério até o momento.
Todos os três eventos contribuíram para a decisão do presidente dos EUA para que Israel tenha um vão no complexo militar síria, assim, transmitir um sinal a Teerã de que, na ausência de negociações sérias, Washington está pronto para expandir os seus esforços para desmantelar o eixo Irã-Síria Hezbollah , usando as IDF como a primeira ponta de lança.
Fonte: DEBKAfile
http://issoeofim.blogspot.com.br/

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR