Tempo de se preparar para o acidente

0


O público dos EUA está  pessimista  sem precedentes  sobre as perspectivas entrando em 2013, com 56% "medo" contra 40% "esperançosos" de acordo com uma recente pesquisa Washington Post-ABC Notícias. Quando se olha para os mercados mundiais, e as políticas que têm sido quase universal desde o crash de 2008, pode-se ver a razão para o pessimismo. No entanto, esta coluna deseja injetar um elemento de ânimo para a conversa: com sorte, dada a continuação das políticas atuais, pode ser antes de 2014 um mercado todo-poderoso e crash econômico ocorre! Um evento que não será ele próprio a causar um acidente em 2013, é o temido "penhasco fiscal".  Se esta entrar em vigor e não é invertida, que vai reduzir os EUA déficit federal em cerca de EUA $ 700000000000 por ano, para um nível de cerca de US $ 300 bilhões. Ao reduzir
taxas de juros, isso irá estimular áreas a juros -sensíveis da economia, proporcionando poder de compra para compensar esse retirado através de uma maior tributação. O resultado será um mergulho na saída que dura alguns meses, provavelmente não muito tempo ou íngreme o suficiente para se qualificar como uma recessão. Isso será seguido por uma recuperação, com base em uma economia com menor consumo, uma pequena balança de pagamentos défice e estabilidade das finanças públicas (assumindo que os republicanos da Câmara pode impedir qualquer contraproducentes e desperdício "estímulo" programas de gastos).
Se o "penhasco fiscal" é permitido para ter efeito, o problema vai surgir no lado monetário.Ben Bernanke vai continuar derramando 85.000 milhões dólares americanos por mês em tesouraria e Agência de títulos, mais de US $ 1 trilhão por ano, mas a demanda do Tesouro terá sido reduzido para apenas US $ 300 bilhões anualmente.  Com US $ 700 bilhões que derramou na economia sem ter para onde ir, a inflação vai decolar, inicialmente através dos mercados de commodities e internacionalmente, mas rapidamente verter para a economia dos EUA também.
Isso inevitavelmente causar uma crise monetária, uma remoção de Bernanke, que vai finalmente ter perdido a confiança do mercado, e sua substituição por um "dinheiro de som" do presidente do Fed, como o ex-vice-presidente do Fed Roger Ferguson. O novo presidente do Fed será forçado a elevar as taxas de juros para conter a inflação, e, provavelmente, terá de criá-los um longo caminho, causando uma grande recessão, combinada com um crash do mercado de ações.
No entanto, o ressurgimento da inflação e da batalha para substituir Bernanke vai levar um tempo considerável, assim, nesta trajetória a recessão não irá ocorrer até o primeiro semestre de 2014, no mínimo. Não é em qualquer caso, algo a temer; seu advento vai sinalizar a restauração da política de som, tanto nas áreas fiscal e monetária, por isso vai ser relativamente curta duração e ser seguido por um ressurgimento maciço no emprego dos EUA como em 1983-1985, causados ​​por taxas de juros mais altas, reduzindo o custo do trabalho em relação ao capital. Em geral, não é susceptível a este cenário ser um "duplo mergulho" na saída dos EUA, seguido por uma recuperação vigorosa, ainda que um em que, depois de impostos, rendimentos e riqueza será mais baixa do que antes, devido ao aumento no inchaço do governo.
Essa é a trajetória se a falésia fiscal  está em vigor;, na sua ausência, o quadro é um pouco diferente, já que as políticas fiscais e monetárias insalubres vão continuar como antes. O acordo para evitar o precipício fiscal vai evitar quase toda a redução do défice dolorosa do penhasco fiscal, concentrando-se aumentos de impostos sobre os ricos relativamente, onde vão exercer quase tanto de um arrasto do lado da oferta como do penhasco fiscal completo, desde a " classe média aumenta "fiscais do penhasco fiscal são principalmente quantidades planas, que não afetam as taxas marginais. Assim, para o futuro próximo os Estados Unidos continuarão a incorrer em déficits de trilhões de dólares de orçamento, financiando-os com compras de trilhões de dólares de títulos do Fed.
Uma vez que a emissão de obrigações em excesso e quantidades de compra de títulos estão em equilíbrio, isso terá efeito inflacionário pouco além do que já vimos. However, other countries will be joining in the "stimulus" game. No entanto, outros países vão juntar-se no "estímulo" do jogo. A Europa já está cansado de austeridade (apenas a Irlanda e a uma extensão Portugal tem tentado efetivamente) e estão prontos para a keynesiano sirene-canção de realizar o primeiro estímulo e austeridade só mais tarde .
Sem dúvida, o italiano Europeu presidente do Banco Central, Mario Draghi, preocupado em preservar a estabilidade política em seu país de origem em face de uma eleição Fevereiro / Março, na qual, como na Grécia no último verão, forças anti-austeridade  vão ser fortes, vão realizar compras de títulos para financiar a prodigalidade nova. Da mesma forma Mark Carney, que pode ser pensado susceptível de proporcionar uma mão de restrição ao Banco da Inglaterra, tem dado indicações preliminares de que Ele está preso no "estímulo" mania e não fazê-lo.
No entanto o maior "estímulo" virá do Japão, onde o novo primeiro-ministro Shinzo Abe ameaçou introduzir legislação a remover independência do banco central se não adotar uma meta de inflação de 2% (em comparação com a taxa de inflação atual de cerca de zero).Além disso, ele propôs um adicional de US $ 120,000 milhões da despesa pública, soprando através do limite existente sobre o défice orçamental, já excessivamente elevado.  Seu objetivo é idiotizar a economia japonesa em crescimento suficiente e inflação para reduzir a relação dívida / PIB, apesar de aumento dos gastos governamentais.
Como o Japão já tem uma dívida pública de alguns 230% do PIB, há uma certa "Morte ou Glória" de qualidade sobre políticas de Abe. Infelizmente, como a carga Guerra da Criméia da Brigada Ligeira imortalizado por Alfred, Lord Tennyson, eles são baseados em princípios equivocados e são, portanto, muito difícil ter sucesso. Um país que tem funcionado défices orçamentais de 5% do PIB ou mais dedicada principalmente à infra-estrutura dificilmente reavivar sua economia por outro 120 bilião dólares de gastos em infra-estrutura. Da mesma forma, um país cuja taxa de juros ter sido perto de zero há uma década e meia, para o grande detrimento de seus protetores, é pouco provável para resolver seus problemas econômicos, imprimindo ainda mais dinheiro.
A abordagem correta seria a de levar um machado selvagem para os gastos públicos, reduzindo-a para 30% do PIB tradicional no Japão, em que o orçamento é mais ou menos equilibrado. Ao mesmo tempo, a privatização da gigantesca do Japão postal banco de poupança, proposta em 2005 em um ridiculamente longo calendário de 12 anos e abandonado pelo Partido Democrático do governo do Japão, em 2009, deve ser dada prioridade. Essas duas ações teria eliminado o dreno excessivo de recursos para o défice orçamental, e re-dirigido uma piscina gigantesca de dinheiro para financiamento de negócios de pequeno porte, a sua finalidade própria.
Abe é, portanto, uma economia Lord Cardigan, comandante da Brigada da Light, mergulhando a economia do Japão para o Vale da Morte. Tal como acontece com a carga, haverá um período inicial em que a dinâmica da Brigada Ligeira parece que vai levar tudo à sua frente, mas eventualmente as armas russas de insolvência causará destruição além da imaginação.
Desde que o Japão continua sendo a economia mundial, a terceira maior, a sua Gotterdammerung é susceptível de conduzir o ciclo global.  Inicialmente, o dinheiro flui para fora do Banco do Japão (eu não taxa muito suas chances de resistir a um novo primeiro-ministro com uma maioria de dois terços, a prossecução das políticas que estão em voga no mundo inteiro) os mercados japoneses vai subir, mesmo com o iene enfraqueça.
Com a UE, Grã-Bretanha e os Estados Unidos também imprimindo dinheiro como loucos, nós provavelmente veremos uma bolsa enorme e boom dos preços das commodities, com os lucros corporativos também impulsionados pelo dinheiro barato, mas acompanhada de decepcionante, o crescimento desequilibrado da economia.  O índice Dow Jones, atualmente em torno de 13 mil, pode atingir 20 mil ou até 25 mil, mas os investidores podem fazer ainda melhor em metais preciosos, com o ouro subindo acima de US $ 3.000. No entanto, desde que o dinheiro criado está desaparecendo abaixo o bucho gigantesco de déficits do mundo do governo, a inflação de preços ao consumidor permanecerá relativamente moderada.
Meu palpite é que este período de euforia irá torná-lo até 2013, mas não até 2014.  Em algum momento, os mercados de dívida vão se engasgar com todo o papel do governo e alavancar bancos vai se tornar intolerável mesmo de acordo com as regras politicamente engenharia dos reguladores de Basileia III. O ciclo de confiança vai quebrar, provavelmente, mas certamente não primeiro no Japão, e os preços da dívida pública será marcada para baixo em uma espiral de morte riqueza destruindo muito semelhante ao de obrigações hipotecárias subprime em 2007.
O resultado será um colapso do crédito e uma recessão muito desagradável global. Os governos serão obrigados a equilibrar seus orçamentos através de incapacidade de financiar défices, enquanto os bancos centrais terão suas tentativas de resolver problemas de seus governos de financiamento através de impressão de dinheiro será recebido com um aumento imediato na inflação, semelhantes aos de países latino-americanos onde as moedas entraram em colapso.  Isso poderia até resultar em inflação em taxas triplas de dois dígitos, embora agências de governo corruptas de  estatística vão tentar disfarçar o fato.
Minha bola de cristal está nublada se a recessão de 2014 vai mergulhar-nos todo no caminho de volta para o século 17, em que o papel-moeda é inaceitável como meio de pagamento e os governos serão obrigados a equilibrar as receitas e despesas.
Mas o mundo tem desfrutado de quase duas décadas de políticas monetárias irresponsáveis, seguido por um alarde fiscal que não tem precedente histórico.Não seria surpreendente se a desaceleração resultante é em si sem precedentes e desagradável, rivalizando com a Grande Depressão, em sua intensidade, mas com sintomas muito diferentes.


Fonte: www.atimes.com

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR