Quando Deus fala no silêncio

0




"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." Mt 6:6



É grande o nosso apetite pelos ajuntamentos, reuniões, movimentações. Mas a grande, a maior características dos grandes homens, os que marcam outras vidas, é sem dúvida a sua experiência no secreto de Deus - e com Ele.

Não que isso aparece fácil, ou é publicitado aos olhos de todos. Enquanto gostamos do barulho, Deus ainda forja os seus vencedores no constrangedor silêncio do Seu secreto.

O rei David por exemplo, quando apresentou-se para combater o maior de todos, o amedrontador do exército de Israel, estava escudado nas experiências que vivera com Deus no ermo, quando banda nenhuma executava alguma trilha sonora, quando as claques não estavam para aplaudir, quando não havia sequer uma voz para ajudá-lo a compreender aquilo que o silêncio que encontramos no secreto onde Deus está nos revela ou produz em nós. Nem para atrapalhar também, é verdade.

Só há o avançar público e notório, quando estamos respaldados pela vida no secreto. Ali, David enfrentou o leão pela juba, apanhou o urso à unha, sem que essa história tivesse corrido mundo pelas "bocas-de-matilde". Nem se viu tal façanha, nem também, ninguém ouviu-lhe os joelhos a "tocarem castanhola", o seu medo, a aflição diante do perigo e o grito rouco, talvez, da sua alma a enfrentar-se a si própria e as suas limitações diante da morte certa. Podem ler, essa história só saiu da sua boca, não estava nos jornais, cressem ou não nela, isso tudo era o testemunho na primeira pessoa e só a ele interessava naquela hora de desafio.

Não há registros claros a respeito de tudo o que passou na alma de Abrahão, quando levava o filho Moriá acima, em silêncio, sem conversa, sem muita prosa, para aquilo que, certamente, compartilhado o intento, poderia levá-lo a um tribunal, ou à condenação da geral, da vox-populi...

Ali, Abrahão, antes de desferir o golpe - impedido por Deus no derradeiro ato de fé e obediência - matara a si mesmo. Matara o pai da fé, a sua carne, a sua lucidez, a sua sanidade e a lógica da razão humana, destruidas a prazo, em minutos, horas, de muita luta e talvez perguntas e debates-consigo próprio não correspondidos por Deus. Em horas de silêncio, medo, angústia... E ali também, conseguiu ele o testemunho de Deus sobre a sua fé. A fé de ter andado com Deus e de, contra tudo (e dele próprio!) sem ter as suas respostas todas respondidas, obedeceu e creu. E ganhou o supremo prêmio de ser para sempre o "Pai da Fé".

Quanto no silêncio temos investido? Quanto do tempo no secreto temos gasto? É precisamente ali que Deus nos fala mais fortemente. Ainda que para todos, para a "galera", para a massa, seja tudo, somente silêncio. Nada mais do que silêncio.





Rubinho Pirola



buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR