Bento XVI e os Profetas da Prosperidade

0



Por Levi Bronzeado
“Em sua nova encíclica, o papa Bento XVI surpreende ao reconhecer o papel do lucro na produção da riqueza e os méritos do capitalismo globalizado” – Leandro Beguoci, na revista VEJA
A maior parte do mundo cristão sabe muito bem que as seitas da Teologia da Prosperidade consideram a pobreza e a dificuldade financeira como pecados ou demônios que precisam ser exorcizados, para que se tenha sucesso na vida. Preconizam a doutrina de que a riqueza material é um sinal evidente da bênção de Deus. O padrão dessa nefasta doutrina se mede pelo TER. Dessa forma, quanto mais abençoado for o indivíduo, mais prosperidade econômica terá. Os arautos da teologia da prosperidade encontraram, agora, um grande companheiro de jornada. O Papa, através de sua última encíclica, “Caritas in Veritate”, surpreendentemente, atesta o lucro e a riqueza como méritos indiscutíveis que os cristãos devem desfrutar.
Uma recente reportagem sobre esse assunto encontra-se na revista “Veja” que saiu nas Bancas de Jornais no último domingo (12 de julho), com o título: “Atestado Progressista”. Esse fato constitui-se numa grande surpresa, pois, os Papas anteriores a Bento XVI, sempre demonizaram o sistema capitalista.
Na encíclica, Bento XVI, além de discorrer sobre amor carnal e amor espiritual, afirma que “a religião precisa sempre ser purificada pela razão”. Diz ainda que “as conseqüências da falta de Deus no dia a dia são as condições precárias de trabalho de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo” ─, desconhecendo que o próprio Cristo não teve onde repousar a cabeça. O Papa dá a entender que as suas propostas, se aceitas, irão trazer influências positivas para o enriquecimento das nações.
É de se supor que, a mola propulsionadora desse discurso papal tenha sido a crise econômica mundial que começou lá nos EUA, e atingiu toda a Europa. Quem sabe, se essa crise não foi o motivo maior para que o papa desse essa guinada fenomenal. Com certeza os custos crescentes e os lucros descendentes dos investimentos imobiliários evaporaram os dólares do Banco do Vaticano. Como os cardeais financistas da Casa de São Pedro não podem imprimir moedas, a única solução que encontraram, momentaneamente, foi a de pedir socorro ao deus da prosperidade financeira.
Diante de tudo isso não vejo outra alternativa para recuperação das finanças do Vaticano, que não seja a de contratar Ph.D’s telepastores da prosperidade que infestam o nosso país, para dar aulas ao Sumo-Pontífice e seus cardeais, sobre como arrecadar rios de dinheiro em nome de “Deus”. O Brasil nesse ponto tem sido pródigo.
***
Fonte: Ensaios e Prosas

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR