Terremoto na Guatemala deixa ao menos 48 mortos e 23 desaparecidos

0


O número de mortos é de ao menos 48 pessoas no sudoeste da Guatemala após o forte tremor de 7,2 graus na escala Richter que atingiu o país na quarta-feira (7), informaram fontes oficiais.
O presidente do país, Otto Pérez Molina, explicou em uma entrevista coletiva, que foram registrados 39 mortos em San Marcos, 8 em Quezaltenango e 1 em Sololá. O mandatário afirmou que "é lamentável a perda de vidas humanas, e que segue o esforço para resgatar mais pessoas com vida".
O tremor deixou devastada a parte sudoeste do País, nos municípios de San Marcos, Quezaltenango, Sololá, Huehuetenango, Retalhuleu, Sur de Qhiché e Chimaltenango. Ao menos 31 casas ficaram destruídas, além de muitos prédios, 23 pessoas estão desaparecidas e 150 pessoas ficaram feridas principalmente em San Marcos. Para os desabrigados, a Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (CONRED) habilitou 11 hoteis nos municípios mais atingidos.
O Ministro do Governo, Mauricio López Bonilla, confirmou danos na delegacia de polícia de San Marcos e na prisão da localidade, realizando a transferência necessária dos presos para detenções seguras.
Já se conseguiu restabelecer o serviço de energia elétrica, mas ainda falta cobrir pelo menos 16 mil usuários no município de San Marcos, indicou Pérez.
O diretor do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (INSIVUMEH), Eddy Sánchez, explicou que foram registradas 19 réplicas depois do tremor de 7,2 graus na escala Richter e as replicas oscilam entre 4,2 e 4,7 graus.
O tremor foi registrado às 10h30 locais (16H35 GMT), com epicentro foi localizado a 200 quilômetros no oceano Pacifico, de frente para as costas de Retalhuleu, com uma intensidade de 5 na escala Mercalli e duração de 32 segundos.
Este é o segundo tremor mais forte que foi registrado na Guatemala depois do terremoto de 1976, que teve uma magnitude de 7,6 graus na escala Richter com duração de 49 segundos.

Fonte: http://www.dci.com.br/internacional/terremoto-na-guatemala-de-7,2-graus-deixa-48-mortos-id319367.html
http://issoeofim.blogspot.com.br/

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR