Google diz que censura governamental subiu 71% no primeiro semestre de 2012

0



Censura ao Google
O relatório de transparência do Google aponta que, no primeiro semestre de 2012, os pedidos de órgãos governamentais para a remoção de conteúdo tiveram um crescimento de 71% ao redor do mundo inteiro.

A empresa afirma que a alta indica um aumento da vigilância governamental na internet. No primeiro semestre foram feitos 1.791 pedidos para a eliminação de 17.746 pedaços de conteúdo dos serviços do Google, enquanto no segundo semestre de 2011 os pedidos ficaram em 1.048.

O país que mais pediu para o Google retirar conteúdo foi a Turquia, com 456 pedidos - dez vezes mais do que as 45 ordens de remoção do segundo semestre do ano passado. A Presidência de Comunicação e Telecomunicações do país foi responsável por 148 solicitações para exclusão de 426 vídeos do Youtube, blogs do Blogger, um documento e resultados de pesquisas com supostas críticas ao governo local.

Brasil

No Brasil, a quantidade de pedidos de exclusão de conteúdo diminuiu no primeiro semestre em comparação ao fim de 2011, mas o país continua sendo um dos que mais faz solicitações à empresa.

O Google destaca uma solicitação de remoção de sete postagens de blogs por críticas a um prefeito, juiz e chefe de polícia no Pará - que não foram atendidos pelo Google. Também chegou à empresa uma ordem para retirada de 860 perfis do Orkut por falsificação de identidade - a empresa removeu 834 deles.

Por fim, um mandado pediu a exclusão de 815 resultados de pesquisas por direcionarem a imagens e sites que fazem referências a uma pessoa. A empresa atendeu a solicitação em parte e 207 pedaços de conteúdo foram retirados.

Como o relatório é referente ao primeiro semestre, o recente caso da ordem de prisão ao presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, não foi contabilizado pela empresa - o episódio deve ser incluído no próximo relatório, que deve ser divulgado em junho de 2013.

http://olhardigital.uol.com.br

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR