Apocalipse Jesus é apresentado como Juiz e Rei O livro do Apocalipse é o livro que encerra a revelação.

0



No Apocalipse está a consumação de todas essas coisas. A Bíblia sem o livro do Apocalipse seria um livro sem desfecho. De Gênesis a Deuteronômio é a revelação,
de Josué a Ester é a preparação,
de Jó a Cantares é a aspiração,
de Isaías a Malaquias é a expectativa,
de Mateus a João é a manifestação ,
de Atos a Judas é a realização
e Apocalipse a revelação ou consumação,
e tudo isso com referência a Jesus.
Por que Deus nos dá profecias? Quando Jesus esteve aqui na terra cumpriram-se muitas profecias a esse respeito. Deus já tinha contado tudo para os seus profetas. Deus nos dá profecias por amor, e por amor Ele não oculta, Ele conta. As profecias são para trazer paz, segurança e o Apocalipse, entre outras coisas foi escrito para consolar os cristãos daquela época em que foi escrito, e que estavam sendo tremendamente perseguidos pelo império romano.
Então João escreveu e enviou as cartas para consolar a igreja, pois o Apocalipse mostra Jesus como juiz, como soberano senhor da igreja e como juiz de toda terra.
A tradução da palavra apocalipse é revelação.
Até ali a revelação de Jesus era de um humilde servo que se entregou como ovelha muda para o matadouro. A mensagem da graça é uma mensagem de humildade. Nos evangelhos Jesus é mostrado como servo, mestre, rei, homem e como Deus . Nas epístolas apresentam Jesus como o cabeça da igreja. Mas no Apocalipse Ele é apresentado como o soberano Senhor da igreja, o juiz de toda a terra, Jesus glorificado
Tudo o que foi escrito na Bíblia foi para entendermos a pessoa gloriosa de Jesus. E a divisão dessa revelação é feita em duas partes: a primeira vinda e a segunda vinda de Jesus. Tudo o que foi escrito sobre a primeira vinda já se cumpriu. E o que ainda não se cumpriu está relacionado com a segunda vinda.
Deus tem um propósito em revelar com tantos detalhes a segunda vinda de Jesus. E o propósito é para tomarmos uma posição de espera, pois é certo que Ele vem. E especialmente esta geração é chamada a tomar a posição de espera do noivo, em santidade de vida, porque sem santificação ninguém verá a Deus.
1Jo 3:2,3 : "Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é . E a si mesmo se purifica todo o que nele tem essa esperança, assim como ele é puro".
II Pe 3: 11-14 - "Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade, aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça. Pelo que, amados, como estais aguardando estas coisas, procurai diligentemente que por ele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz."
Tt 2:11,14 - "Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras."
Todas essas passagens falam do término de tudo e também tudo que é ligado a isso, santificar sua vida, ser irrepreensível, sem mácula, renegando tudo que é do mundo e da carne e de satanás. São essas coisas que nos sujam. E não somos nós que conseguiremos purificar nossas vidas, mas o sangue de Jesus. Mas Jesus não arromba portas. Nós temos que entregar áreas das nossas vidas, reconhecer o pecado. Quanto mais pedimos perdão e ficamos livres do pecado, mais ainda o pecado nos incomoda e queremos permanecer longe dele. Devemos também orar pedindo a santificação das nossas vidas.
Outra coisa necessária é que você leia o livro várias vezes. À medida que vamos lendo, vamos tendo cada vez mais revelação. É lindo. O Apocalipse e o livro de Daniel. Muita gente diz que não lê o livro do Apocalipse porque não entende, mas como entender uma coisa que não leu. Ou leu e não entendeu, não se lembrando que o livro é a consumação, a complementação da palavra. Sem a leitura dos livros do velho testamento, não podemos entender o apocalipse, porque tudo se complementa.
Dn 12:8,9- "Eu ouvi, porém não entendi; então eu disse: meu Senhor, qual será o fim de todas essas cousas? Ele respondeu: vai Daniel, porque essas palavras estarão encerradas e seladas até ao tempo do fim. Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão."
Devemos considerar o Apocalipse como sendo a continuação do velho testamento, depois de Malaquias.
Os quatro evangelhos anunciam e contam a vinda de Jesus e contam a sua vida, sua estada aqui na terra, sua morte e sua ressurreição.
O livro de atos conta como a igreja foi formada.
As epístolas instruem a igreja, e a igreja é arrebatada, e aí continua então o programa de Deus para Israel, que no momento está parado.
O que está em Apocalipse é para os últimos tempos e nós estamos nos últimos tempos. Nós devemos ser os sábios, aqueles a quem essa passagem é dirigida.
No novo testamento está o projeto de Deus para a igreja, mas o projeto de Deus para os judeus está parado. Israel está em disciplina. Deus não terminou seu programa. Quando a igreja for arrebatada continua o programa para Israel . Os últimos sete anos dos quatrocentos e noventa que Deus tinha para Israel, começa.
No livro de Apocalipse, dos quatrocentos e quarenta parágrafos, estão embutidos quinhentos e cinqüenta referências do velho testamento, mais de setenta do livro de Isaías. Apocalipse é puro velho testamento. Porque na continuação, Deus volta a lidar com Israel. É o desfecho do velho testamento. O desfecho para a igreja é o arrebatamento.
No primeiro capítulo do livro do Apocalipse há uma benção muito especial para todos que lêem, ouvem e guardam as profecias do livro do apocalipse. O livro do Apocalipse é o livro da revelação. Ele na maior parte do seu conteúdo fala sobre a tribulação. E assim como todos os livros da Bíblia, no Apocalipse sua mensagem principal é a revelação sobre Jesus Cristo. E Apocalipse revela isso de uma maneira que ainda não tinha sido revelado ainda.
O mais importante de toda a revelação do livro do apocalipse é conhecer a Jesus como o juiz de toda a terra.
Ap 1:1-3 "Revelação de Jesus Cristo, que Deus deu para mostrar para mostrar a seus servos as cousas que em breve devem acontecer e que ele, enviado por intermédio do seu anjo, notificou a seu servo João, o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu. "Bem aventurados aquele que lê e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo."
E assim foram comunicadas as revelações: Deus deu para Jesus, Jesus manda o anjo e o anjo fala para João, e João para a igreja, que somos nós, pois as coisas de Deus são eternas.
O texto fala que bem-aventurado é aquele que lê, trata no singular pois no tempo em que foi escrito eram poucos os que podiam ler. E Deus, através de João dá ênfase a isso. Mas tanto o que lê como os que ouvem são abençoados desde que guardem as profecias.
"O tempo está próximo". No grego há duas palavras para tempo: chronos = tempo indeterminado, genérico e kairós = tempo determinado, período de tempo. E é esse tempo-kairós que é usado no texto. Como teve o período de Adão e Eva, período de Caim e Abel, de Noé, de Abraão, da lei, da graça, há também o período dos últimos tempos, que vai além da igreja mas também inclui a igreja. O próximo vai ser o milênio.
Ap 1:4,8 "João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, o Eu Sou, da parte dos Sete espíritos que se encontram diante do seu trono. E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos, Soberano dos reis da terra. Aquele que nos ama, e, pelo seu sangue nos libertou de todos os pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém. Eis que ele vem com as nuvens, e todo o olho verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra lamentarão sobre ele. Certamente. Amém. Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o senhor Deus, aquele que era, que é e que há de vir, o Todo-Poderoso."
Em nenhum parte da Bíblia tem um resumo tão completo da tri-unidade de Deus, e num trecho tão pequeno. Só mesmo pelo Espírito Santo. O Apocalipse foi escrito em forma de livro para ser enviado para as sete igrejas. A primeira coisa que Jesus faz, é mostrar como ele chegou até João, e as igrejas. Depois chama a atenção dos leitores para lerem e guardarem, ouvirem com atenção. Depois o autor (ou autores) da carta, faz a saudação.
A primeira parte deste trecho é a saudação do Deus Pai, o Eu Sou, o Eterno. Eu Sou é o nome de Deus, de Jeová, está tudo junto. Depois fala da saudação dos Sete Espíritos, que é o Espírito Santo na sua manifestação plena, completa como está descrito em Isaías.
Is 11:1,2 - " Então brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria,e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor."
O Espírito é autor da bíblia, e o número 7 está gravado na bíblia, como uma marca registrada do Espírito Santo. O número 7 é o número que simboliza na Palavra de Deus, simbólicamente, ele representa tudo que é perfeito, completo, ele representa Deus. Tudo que é completo e perfeito, tem o número 7. Deus fez a terra em 7 dias. O número 7 na bíblia é o número de Deus, assim como o número 6, simbólicamente, é o número do homem. Quer dizer, não chegou lá, é incompleto. É por isso que a besta tem o número 666. É número de homem.
No capítulo 5 fala dos três títulos dados a Jesus: Fiel testemunha (Jo 18:37), Primogênito entre os mortos (At 26:23) e Soberano dos reis da terra (Ap 19:16),. Nestes três títulos está a obra salvadora de Jesus embutida.
Fiel testemunha - Jo 18: 37 - "Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz."
Jesus Cristo é a fiel testemunha, porque ele foi até a morte, para dar esse testemunho.
Primogênito entre os mortos - aqui fala da ressureição, ele é o primogênito.
At 26: 23 - "Isto é, como o Cristo devia padecer, e como seria ele o primeiro que, pela ressureição dos mortos, devia anunciar a luz a este povo e também aos gentios" .
Ele é o primeiro da ressureição dos mortos.
Soberano dos reis da terra, fala da sua glorificação.
Ap 19: 16 - "No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos Senhores."
Morte, ressureição e glorificação.
Verso 5,6 - " E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amén."
Os versos 5 e 6 falam do amor incondicional de Deus. E nos chamam a atenção para o fato de que somos reino, sacerdotes para Deus, para tratarmos aqui na terra dos interesses do reino.
E o que está faltando para a igreja dos dias de hoje é santidade. No Antigo Testamento, os sacerdotes usavam na cabeça uma tiara escrita "santidade ao Senhor ". E na nossa fronte, o mundo deve ler a mesma coisa. Isso é o que mais está faltando na igreja de Deus, santidade. Devemos sempre nos lembrar que todos nós somos sacerdotes, e na nossa fronte deve estar escrito, "santidade ao Senhor".
Quem olha para a nossa vida deve ver isso se sobressaindo em nós.
Verso 7 - "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele, certamente, Amén."
Zc 12: 10 - "Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito."
Agora, falando para Israel, aquele dia na volta de Jesus Cristo, quando o espírito de graça e de súplica cair sobre a nação que vai estar sendo invadida pelos exércitos do anti-cristo, vai cair sobre eles a unção e eles vão clamar, Jesus vai voltar, e aí eles vão reconhecer nas marcas de Jesus, nas mãos, nos pés, no lado, que Jesus é o Messias, e então eles se arrependerão e então serão salvos.
É isso que está sendo descrito no apocalipse. A segunda vinda de Jesus.
Ele fala de todos, que todo o olho o verá, incluindo os judeus, "todos quantos os traspassaram" por isso fala que todas as tribos lamentarão, pois reconhecerão em Jesus o Messias. Não há dúvida da origem divina da carta. Deus está confirmando isso com sua assinatura, dizendo quem é ele que está enviando essa carta, como vemos no verso 8.
Verso 8 - "Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso."
O nome do Senhor, o "Todo-Poderoso", aparece muito no antigo testamento, e no novo dez vezes, sendo que nove delas é no livro do apocalipse, e uma em II Coríntios: "O El Shaddai".
Agora vem aquele que escreveu; João. Primeiro Deus se introduz, depois aquele que Deus usou para escrever.
Ap 1:9 "Eu João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me prisioneiro na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus."
Estar ao lado de Cristo envolve tribulação, envolve o reino de Deus, e envolve perseverança.
Depois que recebemos Jesus nos colocamos em território inimigo, e por isso começamos a ser perseguidos por ele. Mas nós recebemos a paz que excede o entendimento, a vitória de uma vida, é maravilhoso.
Quando João escreve, ele diz: " companheiros na tribulação, no reino e na perseverança". Temos que ter perseverança quando chega a tribulação, e não fugir dela. Não há glória maior nesse mundo do que perseverarmos numa tribulação, e vermos a vitória do Senhor.
Verso 10 - "Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: "
Muitos aqui, dizem que o "dia do Senhor", é o domingo, e que num domingo João se achou em espírito diante de Deus.
Nós achamos muito mais que "o dia do Senhor" é a tribulação, e que João foi levado para ver e descrever isso que ele viu.
Ap:1:10,18 "Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, uma grande voz, como de trombeta, dizendo: O que vês escreve em livro e manda para as sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.. Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltando, vi sete candeeiros de ouro, e no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés semelhantes a bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz como a voz de muitas águas.
Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saia-lhe uma afiada espada de dois gumes. O rosto brilhava como sol na sua força. Quando o vi, caí aos seus pés como morto; porém ele pôs sobre mim sua mão direita, dizendo: não temas; eu sou o primeiro e o último; e aquele que vive. Estive morto; mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do hades".
Esta é a figura de Jesus no Apocalipse. O juiz de toda a terra. Em nenhum lugar da Bíblia, Jesus é mostrado dessa maneira. João, que foi o discípulo amado, aquele que recostava a cabeça no peito de Jesus, caiu no chão como morto quando viu Jesus como o Soberano senhor da igreja, pois a nossa carne não consegue resistir à maravilha de Deus.
Jr 23: 9 - "Quanto aos profetas. O meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como um homem embriagado, e como um homem vencido do vinho, por causa do Senhor, e por causa das suas santas palavras."
Jeremias aqui estava sem forças, pelas palavras que vieram a ele da parte do Senhor.
Dn 10: 8,9 - "Fiquei pois eu só a contemplar, a grande visão, e não ficou força em mim; desfigurou-se a feição do meu rosto, e não retive força alguma. Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí num profundo sono, com o rosto em terra."
Quando Jesus aparece para alguma pessoa, uma das evidências de que é realmente Jesus, é que a pessoa não agüenta a sua presença e cai. A nossa carne não agüenta tanta santidade.
No v.14, os cabelos como a alva lã, neve, esses são elementos, símbolos para entendermos a eternidade, pureza de Deus.
Os olhos como chamas de fogo, o fogo fala de onisciência. Nada fica encoberto diante dos olhos de Jesus.
Os pés de bronze, juízo. Todas as vezes que aparece a bronze na Bíblia, está falando do juízo de Deus. Esses são os símbolos do Antigo Testamento. O altar onde o sacrifício era queimado nas ofertas ao Senhor em Israel, era de bronze. E o sacrifício era queimado ali, porque era o julgamento do pecado.
Quando o povo estava pecando no deserto, Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze. E todo aquele que olhasse para a serpente crendo que seria curado e perdoado, assim acontecia. Quem olhava, estava olhando para juízo, estava concordando com Deus. Aquela serpente de bronze era uma figura da cruz de Jesus. Para eu ser livre do meu pecado, Jesus se fez pecado por mim. A serpente era a causa da morte, e o pecado é a causa da nossa morte.
No evangelho de João 3: 14, ele diz que "assim como a serpente foi levantada no deserto por Moisés, assim o filho do homem, será levantado, afim de que todo o que nele crê, tenha a vida eterna."
Tudo na figura de Jesus, fala da sua forma de juiz e de soberano Senhor.
A voz, como voz de muitas águas, que é a força de Deus.
Da boca saía uma espada de dois gumes, que é a palavra de Deus.
O seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força.
A nossa imaginação não tem capacidade para imaginar Jesus nessa figura.
O v.20 fala do mistério das sete estrelas e dos sete candeeiros. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas. Realmente um candeeiro é um ótimo símbolo para a igreja. Porque a igreja de Jesus tem que ser um candeeiro para o mundo, porque o resto é trevas. O mundo inteiro jaz no maligno, então a igreja de Jesus e nós individualmente, e como corpo, temos que trazer a luz, já que o mundo jáz em trevas.
As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, mensageiros do Senhor.
A palavra que se refere a anjos aqui, é no grego angelos, que significa mensageiro. Muitas vezes em nossas bíblias em vez de estar traduzido por anjos, nós podemos encontrar mensageiros.
Mt 11:10 - "Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio eu ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar adiante de ti o teu caminho." Aqui se refere a João Batista e está escrito no original angelos.
Ml 2:7 - "Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é o mensageiro do Senhor dos exércitos." Aqui está falando do sacerdote em Israel.
Jesus então na visão que João teve, está andando no meio dos sete candeeiros, e ele tem nas suas mãos os líderes destas igrejas.
O verso 19 é o verso chave, onde está toda a divisão do apocalipse. Aqui ele fala para João escrever as coisas que "tens visto", "as coisas que são", "e as coisas que hão de suceder".
As coisas que vistes, a introdução;
as coisas que são, as cartas às igrejas;
e a partir do capítulo 4 as cousas que vão acontecer depois, tribulação, milênio e condição eterna.

http://www.vivereparvo.com/estudos/esc_01.htm 

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR