Por que Jabulani?

0




Muitos devem ter se perguntado: por que o nome dessa bola foi tão destacado durante o mundial? As bolas de copas anteriores tiveram nomes? Por que não foram comentados? O que muitos não perceberam ainda é que existe uma estranha "coincidência" envolvendo seu nome e sua recepção pelos jogadores.

Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, que significa "celebrar" um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores - o branco predomina. As cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.

Fonte: Wikipedia


Estranho comportamento

A bola Jabulani não agradou a seleção brasileira: depois de ser chamada de "bola de supermercado" pelos goleiros, ela agora foi criticada também pelos atacantes do time de Dunga.Veja o relato:

"A bola é muito estranha. A trajetória que ela faz é muito estranha. De repente, ela 'sai' de você. Ela não gosta que alguém a chute. É mais um adversário. Espero me adaptar o mais rápido possível. Ontem [sábado], foi difícil fazer treino de finalização com essa bola. Parece que tem alguém guiando. Quando você vai cabecear, chutar, ela muda, se mexe. Parece sobrenatural essa bola", falou o centroavante Luis Fabiano.

Segundo o jogador Luis Fabiano, a bola parece sobrenatural. Muitos aqui não são jogadores, mas é possível crer que para um jogador profissional usar o termo "sobrenatural" para adjetivar uma bola seria porque algo muito estranho realmente existe com o comportamento dessa bola. 


Trocadilho

Segundo muitos, o termo Jabulani da língua africana foi usado como um trocadilho para o termo Jahbulon. Você já havia escutado esse termo antes?
Jahbulon ou Jabulon é uma palavra que foi utilizado para representar o nome inefável de Deus, em algumas sociedades como a Maçonaria e a Ordo Templi Orientis. A palavra Jahbulon também é representada em outras formações como Yahbulon ou Jao-Bul-On ou Jah-Buh-Lun ou Jah-Bul-Lun ou Jah-Bel-On.

De acordo com Stephen Knight, seguindo Walton Hanna, a palavra JAHBULON é um composto dos nomes de três deuses adorados no antigo Oriente Médio.

Cada sílaba do "inefável nome JAHBULON" representa uma pessoa desta trindade:


JAH = Jahweh, o Deus dos hebreus, dos cristãos, Este nome de Deus é encontrado no Salmo 68:4

BUL = Baal, o antigo deus Cananeu da fertilidade associada com "licenciosos ritos de mágica imitativa"

ON = Osíris, o deus do submundo do antigo egito.

Walton Hannah afirmou, em seu livro (Darkness Visible) que Jabulon foi um nome para Deus dado por Albert Pike um homem perturbado e Soberano Grande Comendador da Jurisdição do Sul do Rito Escocês, que, quando ouviu o primeiro nome, chamou-lhe uma "mestiça palavra" parcialmente composto de uma "apelação do Diabo".
Fonte: http://sao163877.blogspot.com/2010/06/jabulani-uma-bola-maconica.html
Será que a bola foi uma homenagem maçônica ao seu deus? Pois há poucas razões pelas quais o nome de uma bola teria sido tão frisado apenas nesse mundial. Lembre-se também que há 11 cores no design da bola, cujo o número é importante para eles na numerologia. Por que a bola pareceu "sobrenatural" pelos jogadore? Será coincidência?

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR