Filme 'Contágio' ou como Filmes de Desastres Educam as Massas

0



Os filmes de Hollywood são normalmente apresentados como uma forma de entretenimento, mas seus enredos muitas vezes escondem uma agenda específica. "Filmes de desastre", filmes sobre o fim do mundo através de crises de comunicação de massa diferentes, são particularmente interessantes já que eles seguem a mesma fórmula básica e glorificam as mesmas entidades. Neste artigo, veremos o filme de desastre "Contágio" e como ele "ensina" seus telespectadores em quem confiar e em quem não confiar durante uma crise.

A maioria das pessoas assistem a filmes para se divertir. Bem, eu particularmente não posso dizer que  havia absolutamente nada divertido em "Contágio". Na verdade, a única diferença entre esse filme e aqueles educativos patrocinados pelo Estado apresentados nas escolas é que, com "Contágio" você realmente tem que pagar para ser doutrinado... e para ver Matt Damon. Durante a guerra fria, os alunos foram mostrados vídeos instruindo-os a se protegerem no caso de um ataque nuclear. "Contágio" condiciona as massas a esperar a lei marcial e se jogar à primeira vacina disponível no caso de uma crise.

Com mega-estrelas de Hollywood como Matt Damon, Laurence Fishburne, Jude Law e Gwyneth Paltrow, Contágio é um filme de alto custo de Hollywood, mas também um grande comercial que promove  agências nacionais e internacionais específicas, incentivando comportamentos específicos do público. O enredo do filme parece seguir o grande susto do H1N1 de 2009, que deixou muitos cidadãos em dúvidas sobre o risco real do vírus. Na verdade, depois de meses de notícias aterrorizantes, coroado por uma campanha de vacinação em massa, uma parcela importante da população concluiu que o susto H1N1 foi grosseiramente exagerado e pensaram que uma vacina era desnecessária.


 Esta pesquisa realizada em novembro de 2009 mostra que 53% dos canadenses 
 acreditavam que os riscos associados ao vírus H1N1 foram exagerados.

Na sequência desta "crise", a Organização das Nações Unidas Mundial de Saúde (conhecida como a OMS) foi duramente criticada e até acusada ​​de conluio com a Big Pharma para vender vacinas. Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) também teve a sua credibilidade manchada quando investigações revelaram que a agência enganou o público sobre o número de casos reais de H1N1 (por exemplo, veja o relatório da CBS News). Como resultado, essas duas agências precisavam de um golpe de relações públicas bom para restaurar a sua credibilidade e para ganhar credibilidade do público novamente. Aí é onde que entra "Contágio".

Dirigido por Steven Soderbergh, "Contágio" foi produzido com a cooperação ativa do CDC, a OMS e outras organizações governamentais e suas função são claras: apresentar um cenário de desastre hiper-realista para justificar as campanhas de vacinação promovidas por essas agências, enquanto desacreditando daqueles que os criticam.

Nada no filme parece mostrar que este é uma obra de ficção. Muito pelo contrário, tudo em "Contágio" é feito para ser o mais realista possível, utilizando-se de verdadeiros locais e agências governamentais, para tornar a história tão plausível - e tão assustadora para as massas - quanto possível. Como o slogan do filme diz: "Nada se espalha como medo" e, cara, como esse filme tenta espalhar o medo! A mensagem do filme é: "Nada foi exagerado, e da próxima vez que houver um surto de vírus, escute-nos ... ou você vai morrer".
 
A função dos filmes de desastres

Filmes de desastres são frequentemente aventuras fascinantes cheias de ação e emoção que, por vezes, utilizam o lado "e se isso acontecesse" das coisas. Enquanto alguns são muito exagerados e beiram na fantasia, outros, como "Contágio", enfatizam eventos reais. Esses filmes tendem a "chegar à casa" dos telespectadores, porque levam-nos a pensar que "isso poderia acontecer com eles". Filmes de desastres exploram o medo latente que os acontecimentos recentes causaram ​​na psique das massas, explorando a ansiedade e trauma que se pode causar, a fim de criar tensão e terror nos espectadores. Em seguida, a "agenda", um aspecto desses filmes, chutam como eles propõem para os telespectadores a melhor (e única) maneira que essas questões poderiam ser resolvidas. Grupos específicos e agências são lançadas como honrosas, úteis e confiáveis durante o tempo de crise, enquanto outras são retratadas como obstáculos e até mesmo traidoras. O drama que se segue torna-se um caso de programação preditiva, enquanto as medidas tomadas no filme para resolver o problema parecerão normais para as massas se elas algum dia passarem por aquilo na vida real.

Em seu livro Propagandes Silencieuses (Propaganda Silenciosa), o jornalista e escritor Ignacio Ramonet descreve a sempre presente "mensagem  por trás" encontrada em filmes de desastres:

"Em todos os casos, o desastre faz com que uma espécie de "estado de emergência", que entrega todos os poderes e meios de transporte às entidades estatais: a polícia, o exército ou "a tripulação". Retratado como o último recurso, essas instituições são as únicas capazes de enfrentar os perigos, a desordem e a decadência que ameaça a sociedade graças à sua estrutura e conhecimento técnico. (...) Como se fosse impossível apresentar ao público em geral um desastre que não fosse resolvido pelas autoridades estaduais e poderes governamentais. "
- Ignacio Ramonet, "Silencieuses Propagandes"

Juntamente com a importância suprema das autoridades, as massas são inevitavelmente mostradas como uma manada de idiotas propensas a pânico, que devem ser mantidas no escuro.

"Outra constante encontrada em filmes de desastres é a infantilização dos civis. A amplitude da catástrofe e do perigo que as massas estão enfrentando muitas vezes é escondido deles. Eles são mantidos fora de qualquer processo decisório, com exceção dos gestores e técnicos (engenheiros, arquitetos, empresários) que às vezes são chamados a intervir nas crises, mas sempre através de autoridades estaduais.

O público em geral é muitas vezes confundido com entretenimento inútil e incentivado a obedecer sem questionar a uma elite "paternal e benevolente" que está fazendo tudo (até o ponto de se auto-sacrificar) para protegê-los.

Estes aspectos, junto com outros, provam que os filmes de desastres, além do seu valor de entretenimento, também apresentam uma "resposta política" para uma crise. Atrás de um modo ingênuo de narrativa fantástica, uma mensagem silenciosa é comunicada ao público: o desejo profundo do governante para ver entidades como o exército, a polícia ou "homens importantes"  assumindo o comando da restauração e a reconstrução de uma sociedade em crise, mesmo que isso signifique sacrificar parcialmente a democracia ".
- Ibid.

Contágio segue o "estilo Ramonet" de filmes de desastres perfeitamente. Desde o início, as organizações específicas são identificadas como "os caras" e são automaticamente dadas o poder de agir em grande escala, ou seja, FEMA, OMS, a Cruz Vermelha Americana e o CDC.

Então que solução "Contágio" propõe em caso de surto da doença mortal? A lei marcial e vacinações em massa. O que acontecerá se algum dia uma doença dessas se alastrar? Lei marcial e vacinações em massa. Será que as massas questionariam esse tipo de resposta drástica para uma crise que pode ou não ser necessária? Não, porque centenas de horas de conteúdo na mídia prepararam as massas para esse tipo de situação. Vejamos os principais componentes e mensagens encontradas em "Contágio".
 
O medo se espalha mais rápido do que os germes

O filme começa mostrando como algumas pessoas doentes, que têm sua rotina diária, podem facilmente contaminar milhares de outras. O ponto da introdução é simples: um vírus mortal pode se espalhar pelo mundo em questão de dias. Esse cenário realista, mas terrível é uma maneira muito eficaz para prender a audiência e causar um estado de medo. Durante estas cenas, a câmera foca por alguns segundos extras em objetos comuns que podem transmitir germes, tais como copos, apenas o tempo suficiente para o espectador perceber: "Ei, eu às vezes toco nessas coisas! Isso poderia ser comigo! Aaaah! "

Esse cara doente pode infectar todo o ônibus. Para adicionar ao drama 
um fator assustador , eles nomeam grandes cidades e sua população.

Cuidado com os copos de água que estão sendo entregues a você ...

Nem mesmo o abraço de uma mãe é segura.

A maioria dos que estão infectados com o vírus não vivem por muito tempo. Em uma série de cenas comoventes, uma das personagens principais, Mitch Emhoff (interpretado por Matt Damon), vê sua esposa e seu filho perderem a vida ao vírus. Os telespectadores dessa tragédia são levados a pensar "Ei, isso é a coisa mais terrível que poderia acontecer comigo! Aaaaah! "

Assistir Beth Emhoff (interpretada por Gwyneth Paltrow) morrer de vírus
 é bastante preocupante e certamente ajudaria a criar um clima de medo.

Esse filme foi lançado apenas dois anos após o surto de H1N1 e a alta cobertura da mídia, então o medo  ainda está latente em muitas pessoas. Essas cenas de contágio reativam o "vírus do medo" que foi plantado nas pessoas. Depois de alguns minutos cenas que induzem de pânico, a maioria dos espectadores vai dizer "Oh meu Deus, alguém faça alguma coisa com esse vírus! Esse cara perdeu sua esposa e filho, isso é horrível! Aaah!". Heróis vêm ao prato e assumem o controle das coisas...e eles estavam envolvidos na realização do filme.

As organizações que se encarregam

Em "Contágio", quando o vírus se torna uma ameaça, todo o governo americano escapa a um "local desconhecido" e "procura uma forma de trabalhar on-line". Enquanto isso, organizações não-governamentais (ONGs) específicas da vida real são identificadas pelo filme como "heróis" e as pessoas certas para lidar com a crise. Essas organizações são promovidas para os telespectadores e são dadas legitimidade automática e confiabilidade. No entanto, aqueles que estão informados sobre a agenda da elite mundial para uma Nova Ordem Mundial sabem que essas organizações  empurram essa agenda e tudo o que se passa com isso. Em suma, o filme diz: "Se uma crise como esta acontecer, o governo vai desaparecer, a democracia será suspensa e as ONG vão assumir".

As agências identificadas pelo filme são:
O CDC (Center for Disease Control), que sempre promoveu campanhas de vacinação.

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) - que foi acusada, no H1N1, de 
espalhar "medo e confusão ao invés de informações imediatas". No filme no 
entanto, a OMS é um fator importante na resolução do problema.

FEMA (Federal Emergency Management Agency) e a Cruz Vermelha Americana controlam os civis. Contágio mostra aos telespectadores como situações de emergência poderiam trazer rapidamente a lei marcial, o que levaria automaticamente à criação de campos de civis monitorados pela FEMA, 
que precisava de uma boa imagem depois do furacão Katrina.

Claro, o exército dos EUA está em todo lugar visto que a lei marcial é definida como a "imposição 
do regime militar, pelas autoridades militares sobre as regiões designadas em caráter de urgência".

Assim, na sequência de uma "crise biológica", o governo americano democraticamente eleito, basicamente, se dissolve e organizações específicas (CDC, a OMS, a FEMA, o Exército dos EUA) se encarregam de todos os aspectos da sociedade. E esse "tomar conta" procede de uma forma muito específica: a lei marcial e campos de civis.
 
Lei Marcial

Em contágio, o vírus mortal é chamado MEV-1 e o resultado social da epidemia é retratado de uma maneira específica. Primeiro, a população em geral, sempre retratada como idiota, como gado e propensos à violência, sai fora de controle. As massas são sempre apresentadas em pânico, gritando, roubando, saqueando e lutando. Isto leva a um colapso geral da ordem social e um estado de anarquia.

Um grupo de pessoas rudes saqueando uma farmácia para obter medicação.

Onde quer que as pessoas comuns são colocadas juntas, todo o tipo de problema acontece. Isso vai junto com o conceito de "infantilização" das massas, que necessitam ser tomadas por um responsável ou autoridades "paternas" . E como as autoridades assumem!

O Exército dos EUA impõe a Lei Marcial e coloca o Estado de Minnesota, 
em quarentena, bloqueando todo o tráfego para fora do estado. Aqueles que 
procuram deixar o estado é mandado virar e voltar para casa.

Os cidadãos são então direcionados para os campos da FEMA.

Este estádio foi transformado em um acampamento FEMA.

Civis (mesmo saudáveis) têm seus direitos revogados e são direcionados para os campos 
da FEMA, onde são alimentados e alojados. Nesta cena, a falta de "refeições individuais" 
para alimentar toda a população do campo provoca um pequeno motim.


O Teórico da Conspiração

Se os grupos e organizações são identificadas pelo filme como "competentes" e "confiáveis", outros grupos obtêm um tratamento muito diferente, ou seja, os meios de comunicação alternativos. Personificado por um blogueiro chamado Alan Krumwiede (interpretado por Jude Law), mídias alternativas são apresentadas como fontes não confiáveis ​​empenhadas em sensacionalismo e lucro. Em outras palavras, o filme insinua que a informação que não vem de fontes "oficiais" são inválidas e potencialmente perigosas. Não é exatamente uma mensagem de expressãopró-liberdade.

"Soro da verdade", um blog dirigido por Alan Krumwiede, se assemelha a muitos site da web de "notícia alternativa" . Esse tipo de informação, que não vem de meios de comunicação ou de fontes governamentais, definitivamente não é retratada em uma luz positiva.

Desde o início, Alan Krumwiede é retratado como um blogueiro um tanto duvidoso com uma ética de trabalho questionável e que não ganha muito respeito do jornalismo e nem da comunidade científica. Quando ele tenta fazer com que uma de suas histórias fossem publicadas em um jornal, chamado The Chronicle, ele é rejeitado por falta de evidências por trás de sua história. Quando ele entra em contato com um cientista a respeito do vírus, o cientista responde: "Os blogs não está escrevendo, é pichação com pontuação".

Apesar desta falta de respeito de corpos "competentes", Alan Krumwiede tem uma audiência ampla e orgulhosamente esbanja "milhões de visitantes únicos por dia" em seu site. Nele, ele afirma que a cura para o vírus MEV-1 existe e é chamado Forsythia, mas é reprimido pelos poderes constituídos para vender vacinas. Ele também exorta seus leitores a não tomar a vacina que é dada pelas autoridades.

O governo aparentemente não tolera esse tipo de dissidência. É feito então uma armadilha criada por um agente infiltrado para conseguir prender Krumwiede. Quando ele descobre a manobra contra ele, o agente diz a Krumwiede: "Alan, eu não tive escolha, eles já viram o seu blog". Agentes do governo, em seguida, aparecem do nada e Krumwiede é preso por "fraude contra a segurança, conspiração, e mais provavelmente assassinato".

Krumwiede é preso devido ao conteúdo de seu blog. Contágio envia uma mensagem 
poderosa contra as fontes "alternativas" de informação: Afastar-se de "fontes oficiais" 
é perigoso e contra a lei.

É mais tarde sabido que Forsythia foi uma mentira e que Krumwiede fez 4,5 milhões de dólares por promovê-la aos seus leitores. O chefe de Segurança Interna quer colocá-lo na cadeia por um "longo, longo tempo". No entanto, devido à sua popularidade, Krumwiede pede fiança porque, como o chefe de Segurança Nacional afirma: "Evidentemente, há 12 milhões de pessoas loucas como você é".

O personagem de Alan Krumwiede e a maneira como ele é retratado é interessante por várias razões. Primeiro, ele reflete a crescente influência dos blogs e sites alternativos na opinião pública - um fenômeno recente que não se coaduna com a elite que pretende ter o monopólio da informação. Ao retratar o personagem como desonesto, corrupto e até mesmo perigoso para o público, o filme justifica a segregação de tais escritores e até mesmo sua prisão. Ninguém no filme parece se importar que tudo isso é uma violação direta da Primeira Emenda.

Em segundo lugar, quando a vacina H1N1 foi lançado em 2009 e as campanhas de vacinação em massa foram organizadas, muitos cidadãos e figuras de autoridade, incluindo autoridades de saúde pública, médicos e especialistas falaram contra ele. Eles alegaram que a vacina era desnecessária, insuficientemente testada e que teria efeitos colaterais negativos. Ao associar a figura corrupta de Alan Krumwiede com o "movimento anti-vacina", o filme desacredita todos aqueles que questionam a necessidade de campanhas de vacinação em massa. Se um outro vírus atacar, os telespectadores de "Contágio" podem ser mais propensos a ignorar esses movimentos. Em outras palavras, o filme diz: "Os teóricos da conspiração são mentirosos, corruptos que são perigosos para a segurança pública e devem ser presos. Não dê ouvidos a eles. Eles fazem dinheiro com curas falsas. No entanto, aqueles que ganham ainda mais dinheiro com essas vacinas falsas são bons. Ouça as autoridades e obtenha a vacina ... ou você vai morrer. "
 
A Última Solução

Depois de meses de horror e centenas de milhões de mortes, uma solução final surge e salva a humanidade: A vacinação em massa.

Qual é a única solução para o problema do vírus? A campanha de vacinação em massa.

Aqueles que recebem a vacina obtêm o privilégio de usar uma pulseira rastreável. Isso lhes permite ir a lugares públicos, como shopping centers.

 Você se vacina, você recebe um código de barras e vai a lugares. 
Você não se vacina, você fica em casa ... e você morre.

Conclusão

"Contágio" pode ser apresentado como uma obra de ficção, mas comunica várias mensagens importantes que as autoridades precisam que o público aceitem. Para isso, o filme define um problema específico que realmente ocorreu no passado, ele identifica as agências que têm o direito de assumir o comando da situação e propõe a única solução necessária para corrigir o problema. Essa solução não é simples: A dissolução do governo, a imposição da lei marcial, a criação de campos de civis, campanhas de vacinação forçada e a supressão da liberdade de expressão. A democracia e os direitos civis são sumariamente suspensos e testemunhamos a criação de uma sociedade altamente controlada e monitorada (utilizando código de barras).

São filmes de catástrofe como "Contágio" exclusivamente criados para o entretenimento ou são também usados ​​para ensinar o público sobre o que é aceitável e o que não é quando ocorrer uma catástrofe? Será que a Organização Mundial da Saúde participa de um filme apenas para entreter as pessoas? Fato interessante: O filme foi lançado em DVD ao mesmo tempo que a OMS foi acusado de exagerar a taxa de mortalidade da gripe aviária H5N1 nova. A OMS também recentemente permitiu a publicação de investigação controversa descrevendo a criação de uma versão mutante e altamente contagiosa do vírus. Poderia uma versão mais reforçada do vírus ser propositadamente lançada sobre o público para justificar a lei marcial? Espere, talvez eu não deveria dizer essas coisas. Eu não quero ser preso por "conspiração, fraude, segurança e mais provavelmente assassinato".



 Fonte: VigilantCitizen
http://anti-illuminatinovaordem.blogspot.com.br/2012/04/filme-contagio-ou-como-filmes-de.html#more

 

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR