O que significa o ramo de acácia na maçonaria.

55



O RAMO DE ACÁCIA NA MAÇONARIA
No símbolo do caixão maçônico há um ramo de acácia no alto. Na cerimônia fúnebre maçônica (morte), os maçons dão voltas em torno do caixão, tomam do caixão um ramo de acácia, levam-no ao nariz e depois o colocam de volta no caixão.
Na maçonaria a acácia é o símbolo característico do 3º grau. Também, por ocasião da cerimônia de “Pompa Fúnebre” os Maçons em seu giro em torno do caixão depositam um “ramo de acácia”, qualquer que seja o grau do homenageado. O ritual de pompas fúnebres é realizado nos 7º, 30º, 33º dia, ou no aniversário da morte do maçom falecido, podendo ser também realizado em dia determinado em cada ano. É uma cerimônia que pode ser pública ou reservada aos maçons quando é percorrido o Caminho da Saudade (3 voltas em torno do caixão), momento em que é incensado a representação do ataúde, e depositadas folhas de acácia, símbolo da imortalidade.
Deus revela ao seu profeta Ezequiel os rituais secretos que os sacerdotes faziam às ocultas no templo de Jerusalém. Todo o capítulo oitavo descreve práticas comuns aos maçons modernos.
Adoração ao sol virados para o oriente (16) e ramo levado ao nariz (17) são as duas semelhanças mais marcantes.
Lemos assim no verso 17:
Então me disse: Vês isto, filho do homem? Há porventura coisa mais leviana para a casa de Judá, do que tais abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a terra de violência, tornam a irritar-me; e ei-los a chegar o ramo ao seu nariz.
Não havia paciência de Deus para com aqueles sacerdotes, pois sua sentença foi:
(18) Por isso também eu os tratarei com furor; o meu olho não poupará, nem terei piedade; ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, contudo não os ouvirei.
Os maçons devem dar ouvidos imediatamente a tal sentença divina. Pois, Deus não é homem para mentir.

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR